MOÇÃO

Celebremos o 46.º aniversário da Revolução de Abril e 1º de Maio Dia Internacional do Trabalhador

 

Este ano, celebramos o 46º Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 e o 1º de Maio- Dia Internacional do Trabalhador de uma forma diferente, determinada pelo imperativo de salvaguardar a saúde e a vida de todos nós, aspeto decisivo para garantir um futuro melhor.

Celebramos este aniversário da Revolução e o 1º de Maio com a mesma convicção, de forma intensa e empenhada, que sempre assumimos nos anos anteriores.

A Revolução de Abril constitui uma realização histórica do povo português, um ato de emancipação social e nacional.

O 25 de Abril de 1974, desencadeado pelo levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), logo seguido de um levantamento popular, transformou profundamente toda a realidade nacional.

Culminando uma longa e heroica luta, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, realizou profundas transformações democráticas, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou transformações económicas e sociais.

O Poder Local Democrático é uma conquista consagrada na Constituição da República e constitui o espaço de exercício da cidadania e participação mais próxima das populações.

Com ele, operaram-se profundas transformações sociais que conduziram à melhoria das condições de vida coletiva e à superação de múltiplas carências. O Poder Local ao longo de 46 anos resolveu múltiplos problemas em muitos casos até para além das suas competências.

Mas os tempos de incerteza e dificuldade que atravessamos não nos desmobilizam, como no passado dificuldades diferentes não nos desmobilizaram, do objetivo de construirmos uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Celebramos o 46º Aniversário da Revolução de Abril e o Dia Internacional do Trabalhador com a profunda convicção de que é na defesa e valorização:

a) dos direitos dos trabalhadores e do povo;

b) do nosso Serviço Nacional de Saúde;

c) dos Serviços Públicos essenciais;

d) da afirmação dos princípios em que se fundam a Liberdade e a Democracia alcançadas em abril, que terá que se alicerçar a resposta aos enormes desafios que se colocam no futuro ao nosso País.

Por isso entendemos que este é o momento não apenas de celebrar, mas sobretudo de reafirmar a validade dos Valores e dos Princípios que nortearam a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Face ao exposto, a Câmara Municipal de Loures, reunida a 22 de abril de 2020, delibera:

1. Na impossibilidade de expressar nas ruas a nossa alegria pela passagem de mais um aniversário da Revolução, a Câmara Municipal de Loures apela a todos para que:

- participem nas comemorações on-line levadas a cabo pelo Município;

- venham à janela ou à varanda e tragam Abril para a rua, pelas 15.00 horas do dia 25 de Abril entoando a Grândola, Vila Morena e o Hino Nacional.

2. Manter uma postura de defesa e valorização do Poder Local, na Administração Pública do Estado, que é indissociável do reforço de meios humanos e financeiros para as Autarquias Locais.

 

Loures, 22 de abril, de 2020

Os Eleitos da CDU na Câmara Municipal de Loures

Share/Save/Bookmark

SIGA-NOS NO FACEBOOK

No images

SAIU O AVANTE

No images

FESTA DO AVANTE

No images

ADERE AO PCP

No images

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA