Passado um ano sobre as últimas eleições autárquicas, a CDU entende tornar públicas as considerações seguintes sobre o primeiro ano de mandato dos seus eleitos na Câmara Municipal de Loures:

Os resultados já obtidos pela gestão de maioria CDU confirmam a validade da proposta de mudança sufragada pelos eleitores.

Destaca-se o esforço realizado para a estabilização financeira da câmara, com diminuição de gastos em avenças desnecessárias e na redução dos encargos de funcionamento, tendo sido possível obter poupanças que permitem reduzir a dívida a fornecedores, regularizar pagamentos de subsídios em atraso ao movimento associativo e até reforçar o apoio às corporações de bombeiros voluntários do concelho.

Destaca-se ainda, pela sua relevância estratégica, a constituição dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas, que permitirá evitar a divisão dos atuais Serviços Municipalizados, situação que conduziria a profundos prejuízos para as populações dos dois municípios e para os trabalhadores daqueles serviços. Será oportuno lembrar que este assunto se arrastou durante doze anos, sem que os dois municípios, então ambos de maioria PS, se conseguissem entender.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

O anúncio feito pelo Governo da venda da EGF à Mota Engil, inserido num programa de entrega ao capital privado do conjunto dos serviços públicos e do sector empresarial do Estado, constitui um passo mais no criminoso percurso de alienação e de desbaratamento de recursos e sectores estratégicos nacionais.

Uma decisão tão mais grave quanto a Empresa Geral de Fomento - uma das empresas do Grupo Águas de Portugal - detém, em nome do Estado, o capital de onze empresas multimunicipais de gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos, abrangendo uma grande parte do território nacional, prestando um serviço público às populações através de sistemas que foram construídos de raiz pelas autarquias que, mais tarde, aceitaram integrar sistemas multimunicipais em conjunto com a EGF (muitas sob chantagem), no pressuposto de a EGF ser uma empresa exclusivamente constituída por capitais públicos e sujeita a direcção e estratégia políticas no âmbito do serviço público.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

A Câmara Municipal de Loures, liderada pela CDU promove de 17 de setembro a 3 de outubro, sessões públicas, em todas as freguesias do concelho, com o objetivo de debater com a população o Orçamento Municipal para 2015.

O objetivo das 18 sessões já agendadas é ouvir as opiniões e sugestões dos munícipes, dando a conhecer à população a real situação financeira do Município, bem como os constrangimentos existentes à gestão municipal, resultantes das decisões do Governo e da situação económica e social que o país atravessa.

Em cada uma das sessões serão apresentadas as prioridades propostas para o próximo ano, abrindo espaço para as opiniões e sugestões da população, de forma a construir um orçamento mais próximo das suas necessidades.

Sendo os recursos escassos, a sua aplicação deve ser transparente e a sua gestão rigorosa, com objetivos bem definidos, promovendo-se, assim, a participação democrática em decisões da maior importância na vida do concelho de Loures.

A CDU apela à participação da população nas sesões públicas.

Conheça aqui o calendário das sessões.

Share/Save/Bookmark
 

DECLARAÇÕES DE ANTÓNIO FILIPE, DEPUTADO DO PCP, SOBRE O NOVO MAPA JUDICIÁRIO

 

 
Uma delegação do PCP esteve junto do tribunal judicial de Lisboa Norte, em Loures, e dos respectivos contentores que foram instalados para suprir a falta de espaço no edifício principal para acolher as novas competências designadas pelo novo mapa judiciário.

António Filipe considerou que "estas instalações são emblemáticas do que é o mapa judiciário que o governo faz questão de impor ao país. Fecham 20 tribunais, são desgraduados mais 23, que passam a ser uma espécie de balcões de atendimento, e entretendo montam-se contentores para os fazer funcionar. Ou seja, fecham-se instalações e depois não há instalações e é preciso encontrar soluções como estas".

"Nós vamos propor que para os primeiros dias de trabalho parlamentar seja agendado o projecto de lei do PCP sobre o mapa judiciário. Entendemos que esta matéria deve ser discutida no parlamento mais uma vez e insistimos que é preciso corrigir aspectos muito negativos desta chamada reforma judiciária", sublinhou o Deputado e membro co Comité Central.

 

Share/Save/Bookmark
 

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures (de maioria CDU) denuncia que o seu pedido de consulta ao processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF) foi recusado pelo Governo. Apesar da Câmara Municipal de Loures ser accionista, cliente e fornecedora da Valorsul, empresa que faz parte do grupo EGF, o "Governo alega que a Câmara Municipal de Loures não é parte interessada no processo". O município Loures informa que "vai recorrer a todos os meios legais e políticos para contrariar esta decisão".  Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures colocou-se, desde a primeira hora, contra a privatização deste sector estratégico, rentável e devidamente capacitado para respeitar os interesses das populações.

Share/Save/Bookmark
 

Centros de Trabalho (CT) do PCP e outros locais no Concelho de Loures onde podes comprar a tua EP por 21€ até dia 4 de Setembro. Caso os horários não estejam de acordo com as tuas disponibilidades, não saibas o endereço dos CT's ou nenhum dos locais te seja conveniente contacta-nos através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Compra já a tua EP!

CONCELHO DE LOURES

CT Sacavém - 10h às 12h e 17h às 19h, 2ª a 6ª
CT Moscavide - 9h às 21h, 2ª a 6ªa
CT Zambujal - 9h-19h, diariamente
CT Loures: 9h-18h, 2ª a 6ª
CT Camarate: 20h-22h, de 25 a 29/08 e de 1 a 4/9 

 

Bucelas - "Proagrali ", 2ª a 6ªa e sábado de manhã
Lousa - Café do Jaime, 11h às 18h, diariamente

 

Share/Save/Bookmark
 

Em comunicado à população a CDU-Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, recorda que a população desta freguesia luta desde 1986 pela construção do novo Centro de Saúde. Uma intensa luta que levou inclusivamente o Governo a reconhecer que o actual não possui as condições mínimas de funcionamento. A Câmara Municipal de Loures (de maioria CDU) já disponibilizou um terreno para efeito, tendo inclusivamente colocado a proposta de realizar a sua construção desde que o Governo cumprisse o seu dever de pagamento da obra. A CDU apela à população para continuar a luta, certos que só assim o Governo será obrigado a desbloquear a situação. Ler comunicado em PDF

Share/Save/Bookmark
 

A Câmara Municipal de Loures aprovou ontem uma moção apresentada pela CDU, condenando a agressão israelita contra o povo palestiniano.

A moção relembra que na primeira semana da agressão israelita foram efetuados cerca de 1400 bombardeamentos, incluindo 400 com bombas de fragmentação, resultando numa mortandade já superior à ocorrida em Novembro de 2012. Só no dia de ontem mais de 100 Palestinianos foram mortos, elevando para 501 o número de vítimas mortais e para mais de 3.000 o número de feridos, sendo mais de dois terços crianças e mulheres, atingidos dentro das suas próprias casas.

A Câmara Municipal de Loures manifesta a sua solidariedade com o povo palestiniano e apela às partes envolvidas que cessem os confrontos e encontrem um caminho para a Paz.

Ler moção »

Share/Save/Bookmark
 

A Festa do «Avante!» realiza este ano a sua 38º edição nos dias 5, 6 e 7 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. É a edição da Festa do ano em que se comemora o 40º Aniversário da Revolução de Abril. A Festa do «Avante!» é, ela própria, uma realidade tornada possível com o 25 Abril, por isso, este ano, assume, de forma particular, nas várias vertentes do seu programa a celebração da Revolução de Abril, acontecimento maior da história do nosso País, valorizando o seu significado, as suas conquistas e os seus valores. Na edição do Avante! de hoje foram divulgados o primeiro conjunto de artistas que irão actuar na Festa de Abril! Sabe tudo aqui

Share/Save/Bookmark
 

PROCURAR NA PÁGINA

FACEBOOK

AVANTE

25 DE ABRIL | 2014

25abril2014-cartaz-frontpage.jpg

FESTA DO AVANTE

PROGRAMA ELEITORAL

NEWSLETTER



Receber em HTML?