O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República exige respostas do Governo relativamente ao anúncio de deslocalização da Triumph International (localizada em Sacavém, concelho de Loures), que labora no nosso país há mais de 50 anos. A subsidiária nacional obteve um volume de negócios de 21.407.328€ em 2013, sendo que no ano de 2014 contava com 570 trabalhadores ao seu serviço e um Valor Acrescentado Bruto de 12.804.384€. Segundo a informação obtida junto dos representantes dos trabalhadores, Triunfo Internacional verá a sua produção deslocalizada para o Chile, Vietname e India, sendo a deslocalização motivada pelo desejo de baixar os custos de produção, designadamente no que toca à despesa com salários e proteção social. 

Ler Pergunta ao Governo em PDF

Ler Pergunta no Parlamento Europeu em PDF

 

 

Share/Save/Bookmark
 

Prestando contas do seu trabalho, os deputados comunistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Lisboa editaram um documento onde fazem um balanço da actividade realizada em defesa dos interesses dos trabalhadores e da população, salientando os seus aspetos mais relevantes, dando uma perspetiva da dimensão e da sua diversificada intervenção, demonstrativa da profunda ligação à vida e à realidade concreta do Distrito.

Ler Documento em PDF

Share/Save/Bookmark
 

a apresentação dos candidatos pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, realizada ontem no Jardim de São Pedro de Âlcantara em Lisboa, Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, lembrou que "A lista da CDU que acaba de ser apresentada é uma lista que fala por si. Uma lista de gente séria, gente de trabalho, que aqui vive e luta em defesa dos trabalhadores e das populações. A candidatura da CDU – a força que tem soluções e que acredita, de facto, na possibilidade de um Portugal com futuro. Uma candidatura que se orgulha de fazer o que diz, cumprir o que promete e que tem como seu património reconhecido um percurso de verdade, honestidade, trabalho e competência".

Ler aqui excertos da Intervenção

Share/Save/Bookmark
 

Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, afirmou na sessão de Apresentação do Programa Eleitoral do PCP que este é um "Programa que confirma e demonstra que há solução para os problemas nacionais, que há uma outra política, patriótica e de esquerda, capaz de assegurar o desenvolvimento do País, o progresso social, a elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, a afirmação de Portugal enquanto nação soberana e independente.

Ver aqui o Programa Eleitoral

Share/Save/Bookmark
 

 

O Governo anunciou recentemente a conclusão do processo de privatização do Grupo EGF, responsável pela gestão da grande maioria dos resíduos sólidos urbanos produzidos no país.

A Valorsul, empresa pública do grupo EGF, sedeada em São João da Talha, procede ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho, servindo ainda mais 18 municípios, incluindo Lisboa.

Os trabalhadores da Valorsul e a Câmara Municipal de Loures desenvolveram inúmeras diligências, a que se associaram os restantes municípios, visando chamar o governo à razão e provando que o interesse público impunha a anulação do processo de privatização.

A Valorsul detém uma elevada competência tecnológica, com experiência de muitos anos a tratar de forma ambientalmente segura os resíduos de 1,6 milhões de habitantes, gerindo um sistema integrado que promove a valorização e a reciclagem dos lixos.

A Valorsul é também uma empresa pública que desde a sua criação apresenta anualmente lucros.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

Evocação dos 70 anos do assassinato de Alfredo Dinis, “Alex”

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, assinala este sábado, a 4 de Julho, os 70 anos do assassinato pela PIDE, na Estrada da Bemposta-Bucelas, de Alfredo Dinis, membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português com uma Romagem, nesta localidade, ao seu Memorial, entre outras iniciativas.

Alfredo Dinis, assassinado, na manhã de 4 de Julho de 1945, aos 28 anos de idade, foi um abnegado revolucionário e militante comunista, que dedicou o melhor da sua curta vida à luta dos trabalhadores e do povo português contra o fascismo e pela liberdade.

Operário metalúrgico, iniciou a sua actividade política e partidária contra a ditadura ainda muito jovem. Foi membro da Federação das Juventudes Comunistas e pertenceu ao Socorro Vermelho Internacional. Como membro do PCP, foi responsável por importantes organizações na região de Lisboa, Ribatejo, Margem Sul do Tejo e Litoral Alentejano.

Preso pela PIDE em Agosto de 1938, “Alex” foi contudo um dos principais organizadores das grandes jornadas populares e grevistas que tiveram lugar em Novembro de 1942 e em Julho-Agosto de 1943, bem como das greves de 8 e 9 de Maio de 1944 a cujo comité de greve pertenceu.

 

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

 

 

o PCP apresentou ontem alguns dos principais destaques do programa da 39ª Festa do Avante, que este ano se realiza a 4, 5 e 6 de Setembro na Atalaia, Amora, Seixal e que a edição de amanhã do Avante! tratará de forma desenvolvida.

A Festa do Avante! ao longo das suas 38 edições afirmou-se junto de sucessivas gerações como uma realização única, ganhando pela sua dimensão politico-cultural, mas também pela sua dimensão humana, de convívio, fraternidade e camaradagem uma identidade própria e raízes profundas na sociedade portuguesa.

Trata-se de uma grande iniciativa aberta a todos, aberta à juventude, aos trabalhadores e ao povo português pela mão do Partido Comunista Português, a Festa do Avante! é um elemento de confiança na luta pela construção de um Portugal com Futuro, alicerçado no valores de Abril.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

PROCURAR NA PÁGINA

FACEBOOK

LEGISLATIVAS 2015

SAIU O AVANTE

FESTA DO AVANTE 2015

2015_cartaz_venda_ep_festa_avante.jpg

CAMPANHA

201506_mupi_cdu_forca_povo.jpg

Mais espaço, mais Festa

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

PROGRAMA ELEITORAL

NEWSLETTER



Receber em HTML?