Ontem, dia 21 de Julho de 2016, eleitos e ativistas da CDU na Freguesia de Fanhões contactaram a população da localidade de Ribas de Cima, onde distribuiram um comunicado sobre a gestão PS na Junta de Freguesia de Fanhões e a posição da CDU a propósito da demolição do lavadouro de Ribas de Cima.

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia requereram a realização de uma Assembleia de Freguesia extraordinária onde apresentarão uma moção repudiando a destruição do lavadouro de Ribas de Cima e exigindo a sua reposição tal como estava, devolvendo à população aquele equipamento e as suas memórias.

Ler comunicado(pdf)

Share/Save/Bookmark
 

Um Valoroso Antifascista! Um Construtor do Partido!

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, assinalou esta segunda-feira, 4 de Julho, os 71 anos do assassinato pela PIDE, na Estrada da Bemposta-Bucelas, de Alfredo Dinis, membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português com uma Romagem, nesta localidade, ao seu Memorial, e uma sessão evocativa.

Foram vários os amigos e militantes do PCP que durante a manhã quiseram marcar presença durante a Romagem, destacando-se entre outras a presença de Domingos Abrantes, membro da Direcção do PCP antes e pós 25 de Abril, Bernardino Soares, membro do PCP e Presidente da Câmara Municipal de Loures, Élio Matias, Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas e Jorge Dias, membro da Comissão de Freguesia de Bucelas do PCP e do Executivo da Junta de Freguesia de Bucelas.

Ao início da noite, junto à Capela da Bemposta, realizou-se uma sessão evocativa, relembrando os tempos difíceis que se viviam à época do assassinato de Alfredo Dinis, na manhã de 4 de Julho de 1945, aos 28 anos de idade, crime cobarde e cruel, perpetrado pela PIDE, polícia política fascista e que até hoje permanece impune.

Este assassínio não esteve desligado das grandes jornadas populares e grevistas que tiveram lugar em Novembro de 1942 e em Julho-Agosto de 1943, bem como das greves de 8 e 9 de Maio de 1944, das quais “Alex” foi um dos principais organizadores, tendo mesmo, em 1944, integrado o comité de greve.

Estas heroicas greves foram um marco central na luta contra a ditadura fascista.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

Na edição de Junho de 2016 do Jornal da CDU de Loures, a CDU presta contas da sua atividade, da atividade seus eleitos e reafirma a atualidade e importância da afirmação do seu Projecto Autárquico  e do seu carácter distintivo e reforço e alargamento da intervenção e iniciativa, em todos os planos, em defesa dos interesses das populações e do poder local, da sua autonomia e das condições para exercer as suas competências.

Ler Jornal CDU (pdf) »

Share/Save/Bookmark
 

O Tribunal Administrativo decidiu pela perda de mandato do actual Presidente da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Filipe Santos, verificada a sua inelegibilidade face à circunstância de desempenhar um cargo de direcção nos antigos SMAS de Loures, actuais SIMAR, no âmbito de um processo movido pelo Ministério Público e não pela CDU, como falsamente a Junta afirma.

Neste processo a actuação do Presidente da Junta é politicamente condenável. Desde logo por não ter acautelado as condições de legalidade da sua candidatura, posteriormente, estando patente a sua ilegalidade, nada fazendo para sanar, mantendo a acumulação de funções, presidente de junta e dirigente dos SMAS. Condenável é também a sonegação aos membros da Assembleia de Freguesia de informações relevantes sobre a vida da autarquia e a ocultação desta ilegalidade à população.

Ler informação da CDU na íntegra»

 

 

 

Share/Save/Bookmark
 

Realizou-se no dia 19 de Março, no Auditório Tomás Noivo, a Assembleia de Organização do Partido em Bucelas, que contou com a participação de cerca de 40 camaradas e amigos.

Naturalmente que parte da discussão foi centrada na definição das principais linhas de organização e atividade política do PCP. Contudo é de relevar a prioridade com que a organização de Bucelas encara o trabalho com e para a comunidade, analisando e apresentando propostas sobre os problemas e aspirações sentidos na Freguesia.

 

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

 

SESSÃO PÚBLICA

O PCP organiza no próximo dia 18 de Março (sexta-feira), pelas 18h30 no Auditório do Centro de Acolhimento de Refugiados, na Bobadela, uma sessão/debate público sobre a "crise" dos refugiados e o papel da União Europeia.

Participa na sessão o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta.

O Centro de Acolhimento de Refugiados situa-se na Rua Senhora da Conceição, 20, Bairro dos Telefones, na Bobadela.

Participe!

Share/Save/Bookmark
 

A ORGANIZAÇÃO DE LOURES DO PCP SAÚDA AS TRABALHADORAS DA TRIUNFO INTERNACIONAL PELA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DO 8 DE MARÇO.

Foi há 159 anos, numa fábrica de vestuário de Nova Iorque, que operárias têxteis transformaram o medo em coragem, o cansaço em força para lutar pela redução das jornadas de trabalho de 12 horas diárias. Decidiram entrar em greve em defesa da jornada de 8 horas.

Á luta destas mulheres, os patrões responderam com o crime organizado e no dia 8 de Março de 1857 mandaram encerrar os portões e desencadearam um incêndio. Fechadas na fábrica, dezenas de operárias morreram queimadas.

Em homenagem a esta luta e às suas mártires em 1910 numa conferência internacional de mulheres realizada em Copenhaga o 8 de Março foi proclamado Dia Internacional da Mulher.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

 

Share/Save/Bookmark
 

A campanha está a crescer. Crescem os contactos com os trabalhadores. Cresce o debate, o esclarecimento, a consciência de que é possivel e viável o trabalho com direitos. Com o PCP e a luta dos trabalhadores é possível concretizar uma vida melhor, mais direitos, mais futuro.

Share/Save/Bookmark
 

"Estamos, nesta nova fase da vida nacional, agindo, propondo e lutando para servir os trabalhadores, o povo e o País"

Num comício nos Bombeiros Voluntários de Sacavém, concelho de Loures, Jerónimo de Sousa afirmou que o Orçamento do Estado tem "elementos positivos que não podemos deixar de valorizar, apesar do seu ainda limitado alcance e que podem dar a problemas imediatos e a expectativas dos trabalhadores e do povo português".

 

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

FACEBOOK

SAIU O AVANTE

Todos contamos por Loures

mupi-todos-contamos-para-loures-marco2017.jpg

CDU a diferença que se vê!

mupi-adiferencaqueseve-dividasnet-mini.jpg
mupi-adiferencaqueseve-investimento-rede-viaria-net-mini.jpg
mupi-adiferencaqueseve-investimento-escolas-net-mini.jpg

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA