No encerramento da maior iniciativa politico cultural do país, o Secretário-Geral do PCP apelou aos trabalhadores, ao povo português, aos democratas e patriotas que se juntem ao PCP este combate para salvar Portugal do desastre e abrir o caminho do futuro, sacudindo este sufoco e encetar um rumo novo, com confiança por uma vida melhor! Juntos na luta que continua!

Ler intervenção »»

Share/Save/Bookmark
 


A oferta de duas viaturas à PSP de Loures foi encenada e muito publicitada pelo Presidente da Junta de Freguesia PS de Loures através da colocação, paga por todos nós, de uns largos milhares de folhetos nas caixas de correio da Freguesia.

Como o próprio folheto anunciava, a Junta atribuiu ainda subsídios no valor de várias centenas de milhares de euros a diversas instituições da Freguesia.

Certamente que as instituições beneficiadas agradecem os apoios concedidos, na ausência dos apoios devidos pelo Governo e pela Câmara Municipal, entidades com a obrigação de o fazer, mas que pela mão do PS, PSD e CDS viram os seus apoios cortados tanto pelo Governo como pela Câmara Municipal.

Acrescenta ainda a Junta de Freguesia, neste comunicado, que tem ainda um saldo de 350.000€ que não usará em obras no espaço público.

Mas porque razão a Junta de Freguesia se demite das suas obrigações de que são exemplo a manutenção de escolas, mercados, zonas verdes, fontanários, limpeza urbana, bermas e valetas, recintos desportivos, sinalização de trânsito e transportes escolares?

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 


A Direcção Concelhia de Loures do PCP, promoveu hoje uma Homenagem a Alfredo Dinis - “Alex”, nos 67 anos do seu assassinato pela PIDE, com a realização de uma romagem ao  Memorial ao Alex na Estrada da Bemposta e deposição de uma coroa de flores.

Nesta homenagem participou Domingos Abrantes, membro do Comité Central do PCP.

Alfredo Dinis era um jovem de 28 anos, que foi violentamente assassinado a tiro pela PIDE, no dia 4 de Julho de 1945, em plena luz do dia, na Estrada da Bemposta (Estrada Nacional 115, ao quilómetro 71,2), quando se dirigia na sua bicicleta para um encontro em Á-das-Lebres.

Alfredo Dinis além de outras lutas que impulsionou, foi um dos organizadores das grandes greves de 8 e 9 de Maio de 1944, que ficaram conhecidas pela “Greve do Pão”. Alex foi um combativo militante comunista, um valoroso antifascista e um incansável construtor do Partido.

Share/Save/Bookmark
 

A CDU realizou no dia 30 de Junho de 2012 em Á-das-Lebres, Santo Antão do Tojal, mais um Encontro Concelhio, onde participaram eleitos e activistas da CDU no Concelho de Loures.

Em análise e discussão estiveram a situação económica e social do país e do concelho, o trabalho realizado pela Câmara Municipal e a necessidade do reforço e da afirmação da CDU.

Foram também definidas as principais linhas de intervenção da CDU no concelho de Loures para os próximos meses.

Ler resolução »»

Share/Save/Bookmark
 

A Assembleia Municipal de Loures, aprovou no passado dia 28 de Junho, com os votos favoráveis da CDU e BE, a abstenção do PS e os votos contra das bancadas do PSD e CDS-PP, uma moção intitulada "O Código do Trabalho, irá trazer mais desemprego e miséria", apresentada pelos eleitos da CDU.

A moção lamenta a promulgação do novo Código do Trabalho por parte do Presidente da República em desrespeito frontal pela Constituição da República Portuguesa e, apesar de saber que as alterações às leis laborais que promulgou abrem as portas aos despedimentos sem justa causa, ao trabalho forçado e não pago; à redução dos salários; à destruição da contratação colectiva e de outros importantes direitos dos trabalhadores portugueses. 

Leia a Moção na íntrega (pdf) »»

Share/Save/Bookmark
 



Leia aqui o número 79 do Construir, Boletim da Célula do PCP no Município de Loures.

Ler Construir nº79 »»

Share/Save/Bookmark
 


A Assembleia Municipal de Loures em sessão extraordinária realizada em Sacavém no passado dia 14 de Junho, condenou por unanimidade a aprovação pela Assembleia da República da proposta do PS e do PSD para a criação da freguesia do Parque das Nações no Concelho de Lisboa, abrangendo território das freguesias de Sacavém e Moscavide.

Bernardino Soares, pela CDU, alertou para o grave precedente antidemocrático que constitui alterar território de um Concelho sem auscultar os seus órgãos eleitos, bem como para as consequências financeiras graves que esta decisão poderá trazer para o Município de Loures.

O deputado municipal da CDU e líder parlamentar do PCP na Assembleia da República referiu ainda que não pode ficar a ideia de que a culpa da aprovação desta lei não tem “rostos”, pois a Assembleia da República não é uma realidade única. “Quem aprovou esta trafulhice foi o PS e o PSD, que têm que prestar contas à população do Concelho de Loures”, referiu o deputado da CDU.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

Foi aprovada por unanimidade, hoje em reunião da Câmara Municipal de Loures uma moção intitulada “Não abdicaremos daquilo que demorou décadas a conquistar para o concelho de Loures”, apresentada pelos vereadores da CDU e que repudia a aprovação pela Assembleia da República da freguesia do Parque das Nações no Concelho de Lisboa, retirando território às freguesias de Moscavide e Sacavém no Concelho de Loures.

Ler moção »»

Share/Save/Bookmark
 


Sobre a possível alteração dos limites territoriais do concelho de Loures em consequência da aprovação com os votos favoráveis do PSD/PS, da criação da freguesia do Parque das Nações no âmbito do processo de "re-organização" administrativa do concelho de Lisboa, a Organização Concelhia de Loures do PCP, considera que:

 

1. Alterar os limites territoriais de um concelho sem auscultar as populações das freguesias em causa, Moscavide e Sacavém, e os órgãos autárquicos democraticamente eleitos, sobre a proposta em causa, abre um precedente gravíssimo na nossa democracia em que em favor de interesses eleitorais e políticos de momento, PS e PSD, alteram limites territoriais de concelhos e freguesias, ignorando por completo que o nosso regime democrático é regido por leis, e que estas são para cumprir;

 

2. O território em causa é indispensável para o desenvolvimento do concelho de Loures, pela sua ligação ao rio Tejo e por ser a única zona de descompressão das freguesias afectadas. As populações seriam gravemente lesadas por se verem espoliadas de uma parcela do seu território, e são confrontadas com o negar de inúmeras promessas de que esse território seria aproveitado para suprir diversas carências por si sentidas;

 

3. A atitude do Presidente da Câmara Municipal de Loures e de outros representantes do PS a nível concelhio apenas demonstram aquilo que o PCP afirma há muito: A população do concelho de Loures não pode confiar nos eleitos do PS porque esta força política não é coerente e muda a sua posição política conforme o órgão democrático, consoante os ganhos políticos e eleitorais que prevê, como este caso bem demonstra.

 

4. O PCP está e estará sempre ao lado da população do concelho de Loures, na defesa dos seus legítimos interesses, não mudando a sua opinião, não tendo duas caras, em qualquer dos órgãos democráticos nos quais, por vontade do povo português, está representado

 

Share/Save/Bookmark
 

Realizou-se no passado sábado, dia 2 de Junho, mais uma edição do "Moscavide em Festa", uma iniciativa promovida pela CDU-Moscavide, com mostra de produtos regionais, banca de livros, música ao vivo, exposição sobre os "90 anos do PCP" e a projecção de um documentário sobre a luta dos trabalhadores no nosso país.

No comício, intervieram Paula Oliveira da Comissão de Freguesia de Moscavide do PCP, que alertou para as diversas carências sentidas na freguesia e para a acção da CDU em prol dos habitantes da freguesia. Maria Eugénia Coelho, Vereadora da CDU na Câmara Municipal de Loures, que destacou o débil estado financeiro da Câmara fruto da gestão política deste executivo PS e a inexistência de uma política  que resolva os problemas do concelho.

Galeria de Imagens»»

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

SIGA-NOS NO FACEBOOK

SAIU O AVANTE

FESTA DO AVANTE

festadoavante-cartaz2018.jpg

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA