Evocação dos 70 anos do assassinato de Alfredo Dinis, “Alex”

A Comissão Concelhia de Loures do PCP, assinala este sábado, a 4 de Julho, os 70 anos do assassinato pela PIDE, na Estrada da Bemposta-Bucelas, de Alfredo Dinis, membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português com uma Romagem, nesta localidade, ao seu Memorial, entre outras iniciativas.

Alfredo Dinis, assassinado, na manhã de 4 de Julho de 1945, aos 28 anos de idade, foi um abnegado revolucionário e militante comunista, que dedicou o melhor da sua curta vida à luta dos trabalhadores e do povo português contra o fascismo e pela liberdade.

Operário metalúrgico, iniciou a sua actividade política e partidária contra a ditadura ainda muito jovem. Foi membro da Federação das Juventudes Comunistas e pertenceu ao Socorro Vermelho Internacional. Como membro do PCP, foi responsável por importantes organizações na região de Lisboa, Ribatejo, Margem Sul do Tejo e Litoral Alentejano.

Preso pela PIDE em Agosto de 1938, “Alex” foi contudo um dos principais organizadores das grandes jornadas populares e grevistas que tiveram lugar em Novembro de 1942 e em Julho-Agosto de 1943, bem como das greves de 8 e 9 de Maio de 1944 a cujo comité de greve pertenceu.

 

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

 

 

o PCP apresentou ontem alguns dos principais destaques do programa da 39ª Festa do Avante, que este ano se realiza a 4, 5 e 6 de Setembro na Atalaia, Amora, Seixal e que a edição de amanhã do Avante! tratará de forma desenvolvida.

A Festa do Avante! ao longo das suas 38 edições afirmou-se junto de sucessivas gerações como uma realização única, ganhando pela sua dimensão politico-cultural, mas também pela sua dimensão humana, de convívio, fraternidade e camaradagem uma identidade própria e raízes profundas na sociedade portuguesa.

Trata-se de uma grande iniciativa aberta a todos, aberta à juventude, aos trabalhadores e ao povo português pela mão do Partido Comunista Português, a Festa do Avante! é um elemento de confiança na luta pela construção de um Portugal com Futuro, alicerçado no valores de Abril.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

Através de uma nota de imprensa, a CDU, Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV, anunciou que Jerónimo de Sousa é o seu primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa. Jerónimo Carvalho de Sousa, operário metalúrgico, tem 68 anos e foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973/1974, coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa, deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 1993 e candidato à Presidência da República. É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, deputado da Assembleia da República desde 2002 e é o Secretário-geral do PCP.

Share/Save/Bookmark
 

 

 

Foram milhares e milhares que vindos de Norte a Sul de Portugal - homens, mulheres, jovens, trabalhadores, reformados e desempregados em número suficiente para encher os Restauradores e três avenidas da Liberdade, demonstraram a força do projecto e das convicções, da verdade, da honestidade e da dignidade, que, corporizada pela CDU e ampliada numa grande campanha de esclarecimento e de massas que a Coligação e os seus activistas realizarão até às legislativas, permitem afirmar, com confiança, que Portugal tem futuro. Com a força do povo.

Ver tudo em www.pcp.pt

Share/Save/Bookmark
 

A CDU realizou este sábado, dia 30 de maio em Santo António dos Cavaleiros uma Sessão Pública sobre "Soberania Económica, Orçamental e Monetária.

A sessão que decorreu no Anfiteatro da Escola General Humberto Delgado, contou com as participações de João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu e de António Pombinho, Vereador da CDU na Câmara Municipal de Loures.

Share/Save/Bookmark
 

A Saída da A1 para São João da Talha e Bobadela é há muito uma pretensão e exigência da população.

Em Agosto de 2013 a poucos dias das Eleições Autárquicas as Juntas de Freguesia da Bobadela e de São João da Talha lideradas pelo PS e a Câmara Municipal de Loures também na altura liderada pelo PS anunciaram à população a assinatura de um protocolo entre estas entidades sobre a construção da saída da A1, dando a entender que agora é que iria avançar, fruto da iniciativa dos eleitos do PS.

Passados quase dois anos o que foi feito? O que fez o PS à frente do executivo da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela para cumprir o anunciado em vésperas de eleições?

A resposta é NADA!

Passados quase dois anos vem agora o Sr. Presidente da Junta de Freguesia dizer que afinal o tal estudo que ficou de realizar não é oportuno.

Perguntamos: então porquê o anúncio de Agosto de 2013? Tal como a CDU na altura afirmou, era pura mentira e demagogia à porta das eleições!

O PS enganou as populações de São João da Talha e da Bobadela para ganhar votos nas eleições!

Para a CDU e seus eleitos, a construção da saída da A1 no sentido Sul/Norte é uma necessidade e uma prioridade.

Sem oportunismos, sem mentiras, falsas promessas e demagogia, a CDU – como sempre tem feito - irá continuar a lutar e a reivindicar, com determinação, a construção desta importante via rodoviária pressionando o Governo e as Estradas de Portugal.

Ler comunicado »

Share/Save/Bookmark
 

 

O que ganha o Infantado?

Ao longo de vários anos o Infantado assistiu, conviveu e desespera com a degradação do espaço público na zona das antigas piscinas.

Tornou-se num caso sério de saúde pública, que tem tardado pela sua resolução, com águas estagnadas, lixo, animais rastejantes e outros que ali proliferam.

Com a negociação que agora chega ao fim entre a CML e uma empresa privada, vai ser possível a recuperação daquele espaço público e de toda a sua envolvência a muito breve prazo:

• Por permuta de terrenos entre a CML e a empresa privada a população do Infantado passará a contar com uma nova zona verde, que se irá prolongar até ao Parque do Circuito de Manutenção da zona verde da Rua Pedro Álvares Cabral.

• Um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 50 viaturas, aberto a toda a população e em simultâneo em apoio à área comercial que ali irá ser implantada,

• Um parque infantil a recuperar e melhorado, em que a empresa acolheu as propostas de melhoramento apresentadas pela Junta de Freguesia.

Resolve-se assim da melhor forma um processo iniciado no mandato anterior, em que a Câmara e a Junta PS, Carlos Teixeira e João Nunes respectivamente, não conseguiram colocar em primeiro plano a necessidade de melhorar o Infantado, por forma a garantir melhores condições de vida aos seus moradores.

Mais uma vez se demonstra que o Empenho, a Honestidade e a Competência, tendo sempre como foco central os interesse dos cidadãos e a valorização do espaço público, permitem chegar aos melhores resultados.

Pelo caminho ficam a incompetência e a falta de ética política em que, afirmações opostas à realidade dos factos, apenas desvalorizam os seus autores.

Ler comunicado com croqui da intervenção prevista »

Share/Save/Bookmark
 

Os transportes públicos que servem a Freguesia de Loures são caros, sem condições e os seus percursos e horários não servem a população, estando vocacionados no seu essencial para o transporte de e para Lisboa, não possibilitando, por exemplo a ligação directa entre Loures e aqui a vizinha Freguesia de Santo António dos Cavaleiros.

O atendimento da Segurança Social na nossa Freguesia agravou-se após o encerramento das instalações de Sacavém por ordem deste Governo PSD/CDS, tornando ainda mais insuportável a vida de quem tem de se deslocar ali, originando enormes filas de espera na rua, “ao abrigo do Bom ou Mau tempo”.

Melhor panorama também não existe nas filas do Centro de Emprego de Loures, onde aos seus utentes se vieram juntar os utentes de Moscavide/Sacavém, que viram o atendimento na delegação de Moscavide reduzida aos mínimos, preparando-se talvez já para o seu encerramento, mais uma vez, por ordem deste famigerado do Governo PSD/CDS.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

Após aprovação na Câmara Municipal de Loures, foi aprovado na passada Quinta-feira, 14 de Maio, na Assembleia Municipal de Loures, o Relatório Final da Revisão do PDM do Concelho de Loures.

Passados mais de 12 anos do início da sua revisão estão agora reunidas as condições para a sua entrada em vigor.

A CDU valoriza a coragem e acerto político do executivo de maioria e presidido pela CDU que decidiu alargar o período de discussão pública e incentivar mais e mais participação das populações colocando o desenvolvimento integrado e equilibrado do concelho de Loures e os interesses do território e da qualidade de vida da sua população acima de quaisquer outros interesses.

Ver Declaração de Voto da CDU

Share/Save/Bookmark
 

Esta sexta-feira, dia 15 de maio, realizou-se mais uma ação de luta pela melhoria dos transportes públicos na Freguesia. A ação promovida pela CDU está associada à defesa dos serviços públicos e pela mudança política urgente e necessária.

Na iniciativa participaram Paulo Piteira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures e Manuel Gouveia da Direção da Organização Regional de Lisboa do PCP.

A LUTA CONTINUA!

Share/Save/Bookmark
 

FACEBOOK

SAIU O AVANTE

Todos contamos por Loures

mupi-todos-contamos-para-loures-marco2017.jpg

CDU a diferença que se vê!

mupi-adiferencaqueseve-dividasnet-mini.jpg
mupi-adiferencaqueseve-investimento-rede-viaria-net-mini.jpg
mupi-adiferencaqueseve-investimento-escolas-net-mini.jpg

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA