A ORGANIZAÇÃO DE LOURES DO PCP SAÚDA AS TRABALHADORAS DA TRIUNFO INTERNACIONAL PELA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DO 8 DE MARÇO.

Foi há 159 anos, numa fábrica de vestuário de Nova Iorque, que operárias têxteis transformaram o medo em coragem, o cansaço em força para lutar pela redução das jornadas de trabalho de 12 horas diárias. Decidiram entrar em greve em defesa da jornada de 8 horas.

Á luta destas mulheres, os patrões responderam com o crime organizado e no dia 8 de Março de 1857 mandaram encerrar os portões e desencadearam um incêndio. Fechadas na fábrica, dezenas de operárias morreram queimadas.

Em homenagem a esta luta e às suas mártires em 1910 numa conferência internacional de mulheres realizada em Copenhaga o 8 de Março foi proclamado Dia Internacional da Mulher.

A luta pela redução do horário é secular. Em Portugal esta luta mantém-se actual quer seja pela reposição dos horários na administração pública, quer seja pela revindicação de estabelecer as 35 horas como limite do horário semanal para todos os trabalhadores.

Neste dia em que assinala o aniversário do 8 de Março, num momento em que a ameaça de encerramento da Triunfo se mantém. O PCP saúda as mulheres e expressa também a sua incondicional solidariedade a todos os trabalhadores.

O PCP para além de todas intervenções que já fez através da Presidência do Município, dos grupos parlamentares da Assembleia da Republica e do parlamento Europeu, assume o compromisso que continuará a luta em defesa dos postos de trabalho e da produção nacional.

Os trabalhadores dos Triunfo Internacional não estão sozinhos podem contar com o PCP em todas as acções que decidam realizar. O PCP apela aos trabalhadores para que vençam os receios e em unidade em torno das estruturas unitárias Lutem pela continuidade dos postos de trabalho e na defesa dos seus direitos.

Quem luta nem sempre ganha!

Mas quem não luta perde sempre!

Share/Save/Bookmark

SIGA-NOS NO FACEBOOK

SAIU O AVANTE

FESTA DO AVANTE

festadoavante-cartaz2018.jpg

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA