A falta de investimento da Câmara Municipal de Loures na conservação e recuperação da Escola Básica nº1 de Camarate ditou que em 2009, os alunos tivessem que ser transferidos para contentores instalados em frente à antiga escola.

Na altura, a Câmara informou que essa mudança seria temporária, até estar concluída a construção de uma nova escola que substituísse o antigo edifício.

Passados quatro anos e gastos cerca de 800 mil euros no aluguer dos contentores, não se iniciou a construção de nenhuma nova escola que recebesse estes alunos.

Share/Save/Bookmark

Ler mais...

 


Na Assembleia da República (AR) foi criada a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa (UTRAT), com a responsabilidade de extinguir freguesias.

A UTRAT é da total responsabilidade do Governo PSD/CDS-PP e entregou na AR (que é quem tem a última palavra sobre este processo) a proposta de extinção de 8 freguesias no concelho de Loures, passando de um total de 18 para 10.

Para Camarate é proposta a agregação com a Apelação e Unhos, criando uma mega-freguesia com 35 mil habitantes e uma área de mais de 11 km2.

Como é do conhecimento geral, estas três freguesias têm problemas graves de grande complexidade e de difícil resolução, pelo que a sua agregação irá certamente complicar ainda mais a acção dos órgãos autárquicos e deteriorar a qualidade de vida das populações.

Em devido tempo a Junta e a Assembleia de Freguesia de Camarate disseram NÃO a qualquer tipo de extinção ou agregação de freguesias, bem como a Câmara e Assembleia Municipal de Loures. Não se compreende por isso que a resolução destes órgãos legitimamente eleitos seja ignorada por uma comissão nomeada e não eleita.

A CDU recorda que este projecto de liquidação do Poder Local Democrático, esta tentativa de afastar os cidadãos dos seus eleitos, destruir a proximidade de serviços públicos às populações, tem origem no acordo assinado com a troika, pelo PS/PSD/CDS-PP, que se assumem desta forma como "coveiros" do Poder Local Democrático, ao empobrecer uma das suas mais ricas características, a proximidade às populações.

Share/Save/Bookmark
 


O salão de Junta de Freguesia de Camarate encheu-se na sessão sobre saúde realizada no Sábado, 25 de Fevereiro. Silva Santos, médico com ligações ao concelho de Loures, foi o convidado, tendo as suas explicações sobre o negócio em que a saúde se tornou prendido a atenção de quem lá esteve.

O Hospital de Loures e os seus acessos, as parcerias público-privadas com o que têm de ruinoso para o país, o desinvestimento sistemático dos sucessivos governos na área da saúde e as dificuldades acrescidas de acesso das populações foram alguns dos temas versados.

Share/Save/Bookmark
 

O grupo de trabalho que o Governo constituiu para alterar os preços e as carreiras dos transportes apresentou um estudo vergonhoso contra os utentes, as empresas públicas e os seus trabalhadores.

As populações manifestaram o seu descontentamento em muitos sítios fazendo recuar em bastantes aspetos essa ofensiva. Onde não houve protestos, os cortes mantiveram-se na sai esmagadora maioria.

O mesmo não aconteceu em Camarate, no Bairro dos Fetais. A população manifestou-se frontalmente contra o corte da carreira 207 e o encurtamento da carreira 717 no plenário convocado pela Junta de Freguesia a 18 de Novembro e na marcha realizada a 27 desse mês.

Ambos contaram com a participação de várias centenas de pessoas.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 

 

Cerca de mil pessoas participaram este domingo, na Marcha de Protesto contra a supressão das carreiras da CARRIS nos Fetais.

Os participantes marcharam entre o Largo dos Fetais e o Largo das Galinheiras, gritando palavras de ordem e empunhando cartazes contra a intenção do governo suprimir as carreiras 207 e 717 que servem a população dos Fetais, na freguesia de Camarate, e que a concretizar-se deixa a freguesia sem serviço público da CARRIS.

Share/Save/Bookmark

Continuar...

 
Mais artigos...

SIGA-NOS NO FACEBOOK

SAIU O AVANTE

FESTA DO AVANTE

festadoavante-cartaz2018.jpg

ADERE AO PCP

adere_orl_pcp_2014.jpg

NEWSLETTER



Receber em HTML?

PROCURAR NA PÁGINA