inicio
 
       


Jornadas Autárquicas da CDU
 
"A SITUAÇÃO SOCIAL NO CONCELHO DE LOURES E AS PROPOSTAS DA CDU"
Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011
 

A CDU realizou no dia 19  Fevereiro, em Camarate as III Jornadas Autárquicas.

Esta sessão teve como tema “A situação social no Concelho de Loures e as propostas da CDU”.

Em análise estiveram dados socioeconómicos que indicam claramente que o Concelho de Loures tem vindo a cair nos principais índices de desenvolvimento e que evidenciam um claro agravamento da situação social e na qualidade de vida da população.

Senão vejamos:

- O desemprego aumentou brutalmente; em 2008 havia 5678 desempregados registados, em 2010 são já 8650.

- Em 2007, 4807 pessoas viviam do Rendimento Social de Inserção (RSI), em 2009 esse número era de 8297.

- Ao nível do índice do poder de compra, no ano 2000, o Concelho de Loures detinha o 3º lugar a nível nacional mas em 2007, apenas 7 anos depois,  caiu para o 25º lugar.

- Os salários médios praticados em Loures são inferiores aos praticados em 9 dos 18 concelhos da região de Lisboa.
Oeiras, Lisboa, Alcochete, Amadora, Palmela, Cascais, VF de Xira, Setúbal e Sintra ultrapassaram Loures.

- No Ensino registam deficiências ao nível das respostas públicas, nomeadamente na área do ensino pré-escolar, onde apenas 44% dos estabelecimentos são públicos

- Na saúde os dados disponíveis apontam indicadores muito longe das necessidades da população e mesmo aquém dos registados registados na Região de Lisboa. Mais de 40.000 utentes não têm médico de família.
Loures tem apenas 1,4 enfermeiros por cada mil habitantes, enquanto a média da região de Lisboa é de 5,9 por mil habitantes. Em Loures existem 3,6 médicos por mil/hab., a média da região é de 5,4.
- De registar como extremamente preocupante o facto de em Loures a Taxa de Mortalidade Infantil, entre 2005 e 2009, ter sido de 5,2 por mil/Hab, muito acima da média nacional que foi de 3,4.

- Loures está a perder população.
Em 2001 residiam no Concelho 199.059 habitantes, em 2009 este número era de 193.630 habitantes;

Torna-se claro, a necessidade de politicas locais e nacionais que alterem profundamente esta situação. Loures está no caminho errado e tem vindo a perder qualidade de vida.

Os eleitos e activistas da CDU, nestas Jornadas reafirmaram a necessidade de concretizar as propostas da CDU, quer no âmbito das Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Loures, quer no âmbito do Orçamento de Estado, bem como da necessidade da constituição de uma frente social de luta no Concelho que se bata por essas mesmas propostas.  

 
Ver:
- Documento: A situação Social no Concelho (pdf)

- Dopcumento: As propostas da CDU e resolução (pdf)



 

 

 



 

CDU LOURES 2007